A professora Hermínia Araki nasceu em 16 de junho de 1939, na Cidade de Lacanga, São Paulo e em 1946 iniciou seus estudos no antigo curso primário. No fim da década de 50 concluiu o curso normal de formação de professores.
Na década se 60 iniciou sua trajetótia como profissional da educação, lecionando nas escolas rurais de São Luiz do Paraitinga e Ubatuba e, posteriormente em Campos do Jordão.
Em São José dos Campos cursos Administração Escolar, agregando novos conhecimentos em sua atuação como professora.
Formou-se no curso de Pedagogia na Faculdade de Taubaté, atual Universidade de Taubaté. Em Pindamonhangaba trabalhou como professora substituta na Escola Rodrigo Romero, onde veio a se efetivar.
Casou-se em 1974 e fixou-se em Aruajá com seu esposo Sigeru Araki.
O casal teve três filhos: Nancy Mina Araki, falecida aos 8 anos de idade, Marcos Koji Araki e Mauro Junji Araki. Do casamento de Marcos Koji, nasceu o primeiro neto do casal, Ian Koji Araki. A partir da data do casamento, lecionou na Escola Dr. Washington Luis Pereira de Souza. Na escola Estadual Dr. Rene de Oliveira Barbosa, trabalhou como Assistente de Direção.
Posteriormente, assumiu o cargo de Diretora de Escola Estadual do Núcleo P. L., removendo-se para a E.E. Dr. Washington Luis Pereira de Souza, onde se aposentou.
No início de 1987, tornou-se diretora da Escola Municipal de Educação Infantil de Arujá, Unidade II e concluiu sua trajetória profissional na Escola Municipal de Educação Infantil de Arujá, Unidade XI, no bairro Jordanópolis, onde conquistou o amor de alunos, pais, colegas e amigos e contribui ativamente para a melhoria de qualidade da Educação do Município de Arujá.
A professora Hermínia Araki deixou-nos em 27 de outubro de 2007, unindo-se definitivamente ao Criador em um espaço de luz, digno da sua conduta como verdadeiro ser humano.